Após missão de dois dias no município de Sobral, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) autorizou a liberação de 2 milhões de dólares, a ser desembolsado no próximo mês de fevereiro para a Prefeitura de Sobral. Este é o primeiro valor a ser liberado pelo banco para início do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), cujo valor total é de 50 milhões de dólares.

Este primeiro recurso será destinado à construção da adutora da serra do Rosário (Jordão); aquisição de caminhões compactadores e aquisição de lixeiras subterrâneas.

O programa, que terá contrapartida da Prefeitura no valor 12,5 milhões de dólares, será executado em 5 anos. 71,4% do custo total do Prodesol tem por objetivo expandir e melhorar os sistemas de esgotamento sanitário e de água potável. Serão beneficiadas as áreas de Saneamento ambiental, Gestão ambiental, Mobilidade urbana, Infraestrutura social, Fortalecimento institucional e Cooperação técnica.