Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Nesta segunda-feira (16/10), representando a gestão municipal, a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, recebeu, na exposição "Sobral Arqueológica - uma cidade sobreposta de histórias", que aconteceu na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), uma carta de potencial arqueológico do Centro Histórico de Sobral.

“A carta de potencial arqueológico do Centro Histórico de Sobral será para nós uma excelente ferramenta para conhecimento das diversas casas de Sobral, bem como para uma melhor gestão do nosso patrimônio, especialmente no que tange à sua preservação e conservação”, afirma a secretária Marília.

A carta tem o objetivo de orientar a gestão para intervenções de obras públicas e privadas no conjunto arquitetônico e urbanístico tombado em Sobral, mapeando o potencial arqueológico tanto na superfície quanto na sub-superfície.

A exposição "Sobral Arqueológica - uma cidade sobreposta de histórias" apresenta a toda a comunidade sobralense os resultados das pesquisas de Arqueologia Urbana realizadas no Centro Histórico de Sobral e fica em exibição até o dia 16 de novembro.

O projeto foi contemplado no XII Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, em 2022, e apresenta, a partir de fotografias e dinâmicas educativas, as contribuições que a cultura material de objetos, fragmentos e estruturas edificadas, outrora sobreposta pela deposição sedimentar das camadas, pode contar mediante interpretações arqueológicas, diversas narrativas do passado e da sociedade sobralense.

Facebook

YouTube