Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

PROJETO-ACELERADOR---SEUMA_01.jpg

A Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) teve seu projeto Sistema de Infraestrutura Verde e Azul, conforme anunciado dia 8 de novembro (terça-feira), selecionado pelo instituto de pesquisa WRI Brasil para o programa de capacitação e mentoria do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades (SBN).

O programa busca impulsionar as soluções baseadas na natureza, caminhos efetivos para mitigar os efeitos das mudanças do clima e adaptar os centros urbanos aos eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes.

Ao todo, foram selecionados 10 projetos de diferentes regiões do país, com um objetivo em comum: restabelecer a natureza como aliada na diminuição de desastres e de vulnerabilidade nas cidades brasileiras.

A previsão é que até agosto de 2023 os selecionados adquiram capacitação, mentoria e suporte na organização dos projetos. Além disso, oportunidades de relações com os financiadores. Os dois projetos que conseguirem evoluir ainda mais em sua estruturação receberão apoio adicional até 2024.

Segundo a coordenadora do Planejamento Urbano da Seuma, Alana Figueiredo, "a seleção no programa é um momento muito especial para a gestão, pois poderemos avançar na temática e aumentar a gama de soluções baseadas na natureza em Sobral, capacitando técnicos e buscando financiamento para a reaplicação dessas ações”.

Sistema de Infraestrutura Verde e Azul

Prevê a criação de um sistema interconectado e multifuncional de áreas verdes (como praças, parques, jardins e corredores de arborização pública) e de águas urbanas (como cursos d’água, lagos e lagoas), reconectando a Serra da Meruoca ao Rio Acaraú, e integrando a utilização de SBN em conjunto com as infraestruturas urbanas existentes.

A primeira parte do projeto, que abrange três bairros com altos índices de vulnerabilidade, busca restabelecer sistemas naturais que asseguram a qualidade de vida urbana e promover alternativas mais sustentáveis para o saneamento, a redução de riscos de inundação e a melhoria na infiltração das águas pluviais. Prevê ações de resiliência urbana como a restauração de matas ciliares, a recuperação de nascentes, a implantação de corredores verdes, bacias de detenção, jardins de chuva e jardins biofiltrantes, entre outras SBN.

WRI Brasil

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil.

O instituto faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 50 países. O WRI conta com o conhecimento de aproximadamente 1.700 profissionais em 12 escritórios internacionais, entre eles Brasil, China, Estados Unidos, Europa, México, Índia, Indonésia e África.

Facebook

YouTube