A Urban95, com apoio da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), realizou um ciclo de oficinas para construção do Projeto de Intervenção Permanente (Rotas para a Primeira Infância) e para a implantação do plano de Bairro Amigável à Primeira Infância (BAPI).
Sobral, Teresina e Aracaju foram as três cidades escolhidas para participar do BAPI. O município sobralense foi selecionado devido ao incentivo por parte da gestão às questões relacionadas à primeira infância, com políticas engajadas nos aspectos acerca dessa faixa etária.
“Somos imensamente gratos e realizados em contemplar a primeira infância em um projeto tão importante e bem construído”, pontua Marília Ferreira Lima, secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente.
O bairro Sumaré foi escolhido para receber o projeto, após reuniões de alinhamento junto à Prefeitura de Sobral. As atividades acontecem de forma presencial no bairro, entre os dias 6 e 15 de julho de 2023, e o objetivo é implantar políticas públicas e projetos de intervenção físico-territorial para facilitar o desenvolvimento de BAPIs.
Já a Rota da Primeira Infância tem como propósito cobrir a lacuna de informações necessárias para o desenvolvimento dos projetos, envolvendo a população e criando momentos de escuta para co-criação dos espaços.