A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente, realizou, nesta quinta-feira (02/08), a segunda reunião ordinária da Instância Colegiada Deliberativa da Região Metropolitana de Sobral. O evento discutiu questões relacionadas ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da região.
O plano consiste em disponibilizar uma agenda de desenvolvimento da metrópole, contemplando as funções públicas de interesse comum, notadamente: desenvolvimento urbano, mobilidade e transporte, desenvolvimento econômico, gestão ambiental, turismo, dentre outras.
A ação pretende facilitar a organização dos municípios, de modo a captar recursos internacionais ou de instituições financeiras para financiamento de projetos coletivos. A ação também possibilita a organização em outros setores ligados aos resíduos sólidos, à prestação de serviços de saúde e outros.
Serão contemplados com o PDUI os municípios pertencentes a Região Metropolitana de Sobral que, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui 500 mil habitantes. Os municípios são: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reiutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.