10.jpeg

Dando continuidade à agenda de visitas da equipe do Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (Andus), Sobral recebeu a diretora de transformação urbana da cooperação técnica alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Zusammenarbeit), Sarah Habersack.

O objetivo é conhecer as soluções baseadas na natureza já implantadas em Sobral e pensar novas iniciativas junto com a equipe da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

Segundo o assessor técnico sênior do Projeto Andus, da cooperação técnica alemã GIZ, Thomaz Ramalho, Sobral faz parte de um conjunto de 23 municípios que adotam boas práticas de desenvolvimento urbano sustentável. “Nós buscamos aprender com os municípios e trazer um pouco de nossa experiência para dentro deles. Viemos para Sobral tentando apoiar a inovação de instrumentos para a regularização fundiária e para a provisão de infraestruturas verdes por meio de Soluções Baseadas na Natureza”, explica o representante.

Além das visitas aos Parques da Cidade, Pajeú e Lagoa da Fazenda para prosseguir com a mentoria, a diretora da consultoria alemã participou de uma roda de conversa sobre a importância e os desafios da liderança feminina.

Além disso, o grupo também esteve em Fortaleza, no Laboratório de Inovação no Estado do Ceará (Íris), para apresentar as iniciativas de soluções baseadas na natureza e regularização fundiária, bem como as medidas já implantadas em Sobral.

Como parte da programação, a equipe ainda será integrada por novos membros do Projeto Andus para mentoria sobre regularização fundiária e será encerrada no domingo (29/05), com a partida dos visitantes.