Buscando a universalização dos serviços de saneamento ambiental, a Prefeitura de Sobral, por meio do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), vem investindo na ampliação e requalificação das redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sobral, de modo a otimizar a qualidade de vida dos munícipes.

Estão em fase de execução as obras da adutora do distrito do Jordão (98,77%) e dos sistemas de esgotamento sanitário dos bairros Alto da Brasília (89,11%), Alto da Expectativa (87,52%), Cohab II (35,00%), Junco (90,85%), Campo dos Velhos/Parque Silvana (75,48%), Sumaré/Pintor Lemos (24,26%), Dom Expedito (88,74%), Junco (92%) e José Euclides (30,83%), bem como do distrito de Aracatiaçu (39%).

Iniciada recentemente, a obra de esgotamento sanitário do bairro Dom José teve início em dezembro de 2021. Além disso, foram executadas construções e melhorias em diversas Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE), além de elevatórias.

As ações contam com o acompanhamento e a supervisão do Consórcio MBS, cuja atuação, de cunho social, envolve visitas domiciliares para cadastramento e adesão dos beneficiários. Nesse tocante, a população pode fazer consultas e tirar dúvidas por meio do telefone (88) 9.9335. 9700. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

“Viabilizadas por recursos do Prodesol, essas obras têm sido prioridade do governo municipal nos últimos anos, atendendo às premissas da Lei do Saneamento Básico para a universalização do abastecimento de água e do tratamento da rede de esgoto”, pontual a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima.

“Em adição às infraestruturas construídas, a população recebe, de forma gratuita, ligações intradomiciliares que possibilitam a conexão de suas residências à rede coletora de esgoto. Para além de melhorias ambientais, com a operação dos sistemas, teremos a redução das doenças infecciosas propagadas por veiculação hídrica. Com isso, esperam-se evoluções significativas na qualidade de vida e bem-estar dos sobralenses, tais como a redução do adoecimento e, por conseguinte, o melhoramento dos índices epidemiológicos monitorados”, enfatizou a gestora.

O Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol) é uma ação financiada pelo contrato de empréstimo entre Prefeitura de Sobral e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e é executado pela Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral (Seuma).