A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), está trabalhando na regularização de atos legais e formalização do conselho gestor consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Rosário, unidade de conservação municipal de uso sustentável, com o objetivo de definir novos limites para a área.

A ação, que conta com o apoio de técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm), é composta por visitas para mapeamento e estudos técnicos de caraterização.

A ideia já vinha sendo discutida com a população, como explica o diretor de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA, Bruno Ary. “Desde o ano passado foram realizadas reuniões e consultas com os moradores do local e entorno, propondo a ampliação e inclusão de novas áreas a serem protegidas, como o Vale do Boqueirão”, disse.