A diversidade sexual e de gênero foi pautada em roda de conversa promovida pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas). O bate papo aconteceu, na quinta-feira (30/06), e foi guiado por Rogers Sabóia, gerente de diversidade sexual da Sedhas.
O momento fez parte da programação prevista para a Semana do Orgulho LGBTQIA+, celebrada com objetivo de promover discussões e reflexões acerca da realidade de pertencer à comunidade no âmbito atual, bem como apoiar e ampliar a visão dos que estão de fora, sensibilizando-os para a causa.
Regis da Silva, de 56 anos, que atua nos serviços gerais da Prefeitura, e também participou da conversa explica que “em vinte anos que trabalho aqui na Prefeitura, e em meio a tantas palestras e eventos que presenciei, nunca vi uma tão interessante de ouvir e com tanta relevância, principalmente, para alguém como eu, que pouco sei sobre o assunto. Foi muito bom para que eu possa entender melhor e saber também a forma correta de chamar as pessoas trans como elas escolherem, acho que agora já não erro mais!”, contou ele sorrindo.
Concomitante à conversa, a semana também promoveu no mesmo dia, um mutirão para entrega de documentos com retificação de nomes, no auditório da Defensoria Pública Geral do Estado.
Além disso, nesta segunda-feira (04/07), acontece ainda o dia D de prevenção ginecológica de homens trans, no Centro de Referëncia em Infectologia (CRIS) em Sobral.