Nos dias 18 e 19 de novembro (sexta e sábado), a Prefeitura de Sobral, por meio da Coordenação do Planejamento Urbano da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), participou de encontro no Rio de Janeiro (RJ) para criação da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede).
Junto aos institutos de planejamento e secretarias que trabalham com dados em vários municípios do país, o objetivo do encontro foi facilitar a troca de experiências e informações, a fim de capacitar e potencializar o planejamento urbano de longo prazo nos municípios participantes.
Os membros consolidaram os termos de uma carta aberta, considerada documento estratégico com princípios, diretrizes e recomendações aos governos para que estimulem a criação e perpetuação de institutos de planejamento nas cidades.
Na ocasião, Sobral participou como município interessado na criação de um instituto de planejamento e apresentou seu histórico do planejamento da cidade, a situação atual dos planos e projetos em andamento, bem como a perspectiva de futuro como membro da InRede.
Além disso, ainda aproveitando o ensejo da visita ao estado do Rio de Janeiro, a coordenadora do Planejamento Urbano da Seuma, Alana Figueiredo, e os demais participantes do encontro realizaram uma visita técnica em Niterói, conhecendo diversas ações na área do planejamento urbano, a exemplo dos Jardins Filtrantes recentemente implementados, ampliando assim o leque de referências e promovendo um intercâmbio de ideias e experiências entre as gestões.