A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

WhatsApp_Image_2022-07-12_at_21.12.28_1.jpeg

Dando continuidade às comemorações dos 249 anos da cidade de Sobral, mais uma obra foi entregue com sucesso.

 

O prefeito Ivo Gomes inaugurou, nesta terça-feira (12/07), a nova sede da Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral (Secult), localizada na Rua Menino Deus, 17, Centro, no prédio histórico que era a residência da família Chagas Barreto, ao lado do Theatro São João. A solenidade contou com a presença do chefe de gabinete, David Duarte, de secretários municipais e cidadãos sobralenses que quiseram prestigiar o momento.

Com uma área de 830 m², a edificação oriunda do início do século XX integra o patrimônio histórico sobralense e passou por um processo de restauração, recebendo melhorias nas suas instalações internas. Também foram restaurados os seus elementos de valor cultural, como os ladrilhos hidráulicos, a escada de madeira e a porta original da entrada, preservando assim sua estrutura original e toda memória que ela resguarda da nossa cidade.

Ao todo, foram investidos quase R$1,5 milhão, para que todo o bem cultural atendesse aos padrões de conservação determinados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“No ano de 2019 a Folha de São Paulo divulgou um ranking das cidades brasileiras que mais investem em cultura, e Sobral ficou posicionada como a décima primeira cidade do país…o mais importante que o poder público pode fazer em relação à cultura, é formar artistas e formar plateia”, disse Ivo Gomes, sobre a importância da cultura para a contribuição com o legado intelectual da cidade.

A secretária da Cultura e Turismo, Simone Passos, celebrou a conquista para a gestão de cultura de Sobral com uma fala emocionada. "Não temos conhecimento de alguma cidade com essa quantidade de habitantes fazendo um investimento assim. É muito simbólico. É sinal de dias melhores".

Além da solenidade padrão que contou com a fala do prefeito Ivo Gomes e da secretária da Cultura e Turismo, Simone Passos, a noite também foi marcada pelas apresentações artísticas da Escola de Música de Sobral, com a Banda Maestro José Pedro, o Coral Vozes de Sobral e o Grupo Mirim Zequinha Freitas.

Facebook
YouTube