Nesta quinta-feira (29/09), a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) participou de oficina com gestores públicos do município para diagnóstico do bairro Sumaré promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE) e a rede Urban 95. O momento aconteceu no auditório da Faculdade Luciano Feijão, que também apoiou a realização do evento. Houve a participação e engajamento de diversas secretarias e gestores da prefeitura.
A oficina integrou mais uma etapa do projeto de implantação do Bairro Amigável à Primeira Infância em Sobral e teve como objeto o bairro Sumaré, que receberá o plano em questão. O objetivo é criar novos espaços e iniciativas para o meio onde as crianças do Sumaré vivem, seus pais ou cuidadores e gestantes.
O evento foi dividido em três etapas: abertura, dinâmica e apresentação do diagnóstico. Na primeira, Isabel Pontes, diretora-geral da Faculdade Luciano Feijão (FLF), recepcionou os convidados juntamente a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gabrielle Astier. Em seguida, Isabela Lima, diretora de Política Profissional no Departamento Ceará do IAB e o presidente do Instituto, Jefferson Jhon, fez a apresentação do projeto e da dinâmica aplicada em seguida.
Na aplicação da dinâmica, os participantes foram separados em equipes, tendo como ferramenta o Jogo Brasil - boas práticas urbanísticas para a primeira infância brasileira. A oficina constou do diagnóstico, por meio da troca de experiências e ideias do que poderia ser aplicado no bairro, partindo de cada área que os integrantes das equipes representavam.