A arborização urbana está diretamente relacionada com o bem-estar físico, psicológico e social das pessoas, uma vez que proporciona maior convívio urbano e conforto aos espaços públicos. Além de melhorar a qualidade do ar e de influenciar na redução da poluição sonora e visual, auxilia na conservação do meio ambiente.
Nesse contexto, a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), está implementando o Plano de Arborização de Sobral (PAS), por meio do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), fruto do Acordo de Empréstimo entre a Prefeitura de Sobral e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Com base no Plano de Arborização e como adoção de medida urgente para combater às mudanças climáticas e seus impactos, foram implantados 06 (seis) Corredores Verdes, que tem como principal objetivo a redução da temperatura pelo sombreamento, a estabilidade do clima, além do embelezamento das vias que recebem esta intervenção.
Os trechos contemplados com o plantio de árvores de médio e grande porte, foram: 1. Av. Senador Fernandes Távora; 2. Rua Menino Deus; 3. Av. Dom José; 4. Eixo Cívico; 5. Rua 24 de Agosto; e 6. Residencial Nova Caiçara, totalizando o plantio de 1. 676 árvores equivalentes a 12 km de extensão, com diversas espécies como: ipês-roxo, amarelo, rosa e branco; jacarandá, pau-ferro, pajeú, paineira, mangueira e jenipapo.
Está prevista a execução de outros corredores verdes para 2022.
Curtiu? Quer indicar a rua ou avenida que você gostaria de ver recebendo essas árvores?