A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

 

A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), por meio da equipe da Coordenação do Patrimônio Histórico, visitou, na última sexta-feira (24/09), o distrito de Patriarca. Anteriormente conhecido como fazenda São José da Mutuca, a localidade tem grande importância histórica, pois foi uma das primeiras ocupações dos colonos às margens do Rio Acaraú.

A visita contou com o acompanhamento do coordenador da Capela de Nossa Senhora da Conceição, Fernando Lucas, e teve como intuito pesquisar sobre a história oral dos residentes e apurar o estado de conservação de algumas edificações remanescentes da época de criação do distrito. Este tipo de pesquisa é caracterizado pela coleta de depoimentos com pessoas que testemunharam conjunturas, processos, acontecimentos, modos de ser e de estar dentro de uma sociedade ou instituição.

"Este momento de estudo e entendimento do distrito de Patriarca está sendo de muito engrandecimento, pois estamos tendo a oportunidade de aprofundar nosso conhecimento sobre o papel das fazendas no processo de ocupação do Vale do Rio Acaraú. Esperamos que, por meio destas análises, possamos trabalhar em melhores estratégias para preservar e divulgar as produções históricas que perduram até os dias de hoje,” destacou o gerente dos Programas e Projetos da Seuma, David Leal.

Instagram
YouTube