WhatsApp Image 2023 02 09 at 16.36.47

Foi realizado, em Niterói (RJ), nos dias 6 e 7 de fevereiro, um encontro voltado à capacitação do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em Cidades do WRI Brasil. Durante o evento, 23 representantes dos dez projetos acelerados trabalharam em conjunto suas propostas. Sobral é um dos municípios selecionados para participar da mentoria do WRI.

Sobral irá acelerar o projeto Sistema de Infraestrutura Verde e Azul para a criação de um sistema interconectado e multifuncional de áreas verdes, como praças, parques, jardins e corredores de arborização pública. O projeto prevê a restauração de matas ciliares, recuperação de nascentes, jardins de chuva e jardins biofiltrantes, reconectando a Serra da Meruoca ao Rio Acaraú.

A iniciativa é da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (SEUMA), em conjunto com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). A equipe foi representada pela diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA, Úrsula Nóbrega.

A gerente de Diretrizes Urbanísticas da SEUMA, Lívia Costa, destaca que a contribuição da mentoria do WRI para o Município de Sobral consiste em fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre Soluções Baseadas em Natureza (SBN), com aplicação no Sistema de Infraestrutura Verde e Azul, projeto estruturante previsto na atual revisão do Plano Diretor de Sobral.

Este foi o primeiro encontro presencial entre participantes dos projetos acelerados de quatro regiões do Brasil. O Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em Cidades é uma realização do WRI Brasil com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Além disso, conta com financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente,

Sistema de Infraestrutura Verde e Azul

Descrição: Sistema multifuncional de áreas verdes (praças, parques, jardins e corredores de arborização) e de águas urbanas, abrangendo bairros vulneráveis, reconectando a Serra da Meruoca ao Rio Acaraú. Prevê restauração de matas ciliares, recuperação de nascentes, jardins de chuva, jardins biofiltrantes, entre outras SBN.

Foto: Diego Padilha/WRI Brasil