Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

lixo.jpg

Fiscais da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e agentes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), realizaram, nesta quinta-feira (07/03), por meio de câmeras de videomonitoramento, um flagrante de descarte irregular de resíduos da construção civil, no bairro Cohab III, próximo à estação do VLT.

Após o flagrante, um homem foi autuado conforme a Lei Municipal nº 1789/2018, que estabelece a Política Municipal de Resíduos Sólidos, sendo proibido o descarte de quaisquer materiais ou resíduos em lotes vagos, vias ou logradouros públicos por parte de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, sujeitando o infrator às penalidades legais (artigo 65).

O descarte irregular de resíduos da construção civil pode causar diversos impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. Entre os malefícios mais comuns, estão a contaminação do solo e da água, a obstrução de vias fluviais, a proliferação de vetores de doenças e a degradação visual das áreas afetadas.

A Seuma alerta a população para a correta destinação desses resíduos, por meio da reciclagem, da reutilização e do descarte em locais apropriados. Se necessário, a Prefeitura de Sobral dispõe de um canal de denúncias, o “Flagrante do Sujão”, para o qual a população pode enviar vídeos e fotos de descarte irregular de lixo por mensagem, via WhatsApp, número: (88) 9.8802-5029. Ele é utilizado apenas para recebimento de fotos e vídeos, não sendo possível receber ligações.

Facebook

YouTube