Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Nesta terça-feira (22/08), a Prefeitura de Sobral recebeu a comitiva do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), instituição financeira comprometida em melhorar a qualidade de vida de todos os latino-americanos, para a apresentação, que acontece anualmente, do andamento de obras do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol).

 
Para dar início às atividades, aconteceu uma reunião para exposição da execução físico-financeira do programa, registros das obras em execução e o plano de ações futuras. Também foram apresentados os esforços de Sobral para a implementação da política de coleta seletiva no município, bem como os avanços para a despoluição do Riacho Pajeú, por meio do Projeto Jardins Biofiltrantes.
 
Estiveram presentes David Duarte, chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes; Gustavo Weyne, diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae); Úrsula Nóbrega, superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA); Kaio Dutra, secretário do Trânsito e Transportes (Setran); Letícia Reichel, secretária da Saúde (SMS); Marília Ferreira Lima, secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma); David Bastos, secretário da Infraestrutura (Seinfra); Carlos Orellana, especialista técnico do CAF; Cecília Guerra, especialista ambiental do CAF; Diego Vettori, executivo do setor público do CAF; além da equipe de servidores do Prodesol.
 
A inspeção anual teve programação até quarta-feira (23/08), com um primeiro momento na Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), seguida de uma caminhada no Parque da Cidade até o Parque Pajeú, para visita ao Projeto Jardins Biofiltrantes de Sobral. A comitiva visitou, ainda, o Centro de Saúde da Família Jurandir Carvalho e as obras de reforma do Hospital Municipal Estevam Ponte.
 
Após a caminhada, a equipe se dirigiu às obras de saneamento básico do bairro José Euclides. Posteriormente, as vistorias continuaram na Adutora da Serra do Rosário, no distrito de Jordão, na construção das casas do conjunto habitacional do bairro Padre Palhano, na Central Municipal de Reciclagem, sendo finalizadas no bairro Alto do Cristo. No momento do encerramento, a equipe do CAF elogiou as instalações visitadas e agradeceu a calorosa recepção sobralense.
 
O Prodesol é viabilizado por meio do Contrato de Empréstimo firmado entre a Prefeitura de Sobral e o CAF, e tem por objetivo promover o desenvolvimento socioambiental do município de Sobral, primordialmente, em infraestruturas de saneamento ambiental integradas a ações de ampliação de equipamentos sociais e de requalificação de espaços públicos.
 
O contrato tem como órgão executor a Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), que atua em parceria com diversas secretarias do município, de forma integrada e transversal.

Facebook

YouTube