WhatsApp_Image_2022-05-12_at_16.46.48.jpeg.jpg

A Prefeitura de Sobral terá Plano Diretor de Drenagem Urbana de Sobral e fará revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. A ordem de serviço com a empresa vencedora da licitação foi assinada, na manhã desta quinta-feira (12/05), pela secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima; pelo diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Gustavo Weyne; e pelo procurador geral do Município, Rodrigo Araújo.

O Plano Municipal de Saneamento é desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) no âmbito do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol). Ele é um dos grandes responsáveis por estruturar a implementação e o funcionamento dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e a drenagem e o controle de águas pluviais urbanas.

Com a assinatura deste serviço, Sobral avança em mais uma política resolutiva para questões ambientais e em especial de saneamento. O momento configura-se como uma ação integrada de diversas secretarias e o SAAE, em vista do desenvolvimento sustentável.

Os investimentos da Prefeitura de Sobral nessas áreas têm grande colaboração para a melhoria de índices sociais e econômicos no município, evitando a escassez de água, a proliferação de doenças, os problemas de ocupação e utilização do solo, os acidentes ambientais e a poluição do meio ambiente.

O contrato com a empresa vencedora da licitação tem vigência de um ano, período no qual devem ser realizados e concluídos os serviços ligados ao saneamento. Todo o processo deve ser posto em prática da forma mais participativa possível entre os envolvidos.