A Prefeitura de Sobral aderiu à Carta de Compromisso do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e dos Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). A cooperação prevê iniciativas em prol do clima e da energia, visando aliviar as emissões dos gases do efeito estufa, bem como vislumbra a adoção de medidas duradouras para tal.

Segundo dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a região Nordeste do Brasil e as áreas semiáridas como um todo virão a apresentar uma redução de seus recursos hídricos, a substituição de sua vegetação típica por outra também característica do clima árido, bem como perdas de biodiversidade, em decorrência do aquecimento que deve variar entre 2.0°C e 3.0°C nos próximos anos, como consequência do contexto de mudanças climáticas.

De acordo com a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral, Marília Ferreira Lima, “a parceria visa subsidiar a aliança para a construção de uma rede entre os entes, assim como o compromisso para o desenvolvimento sustentável, visando trabalhar de forma integrada com diversos setores da sociedade”, disse.

“Inclusive, já estamos em fase de articulação com as universidades que atuarão como parceiras no processo de elaboração dos planos, dos estudos de vulnerabilidade relacionados às mudanças climáticas e das medidas adaptativas. Tal articulação vem sendo viabilizada pelo Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), desenvolvido pela Prefeitura com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina [CAF]”, pontuou.