Após conclusão da obra de infraestrutura, os jardins filtrantes dos parques da Cidade e Pajeú estão em fase de adensamento e diversificação da vegetação, tanto nos tanques construídos, como diretamente no leito do Riacho Pajeú. Como resultado, já é observada ao final dos 14 tanques construídos, com vegetação em crescimento, a saída de uma água limpa e sem mau cheiro, que é devolvida para o leito do riacho.

A filtração da água (fitorremediação) se dá pelo crescimento das plantas, que absorvem os compostos químicos dissolvidos na água e transformam o que seria poluição em fertilizante para a formação de biomassa vegetal. A zona de raízes por onde passa a água também serve de substrato para colônias de bactérias que transformam compostos nitrogenados tóxicos e geradores de mau cheiro, como a amônia, em nitritos e nitratos, que podem também ser facilmente absorvidos pelas plantas.

Os jardins beneficiam o ecossistema aquático e a qualidade de vida dos praticantes de atividades físicas e cidadãos que residem no entorno da área. Além da funcionalidade na melhoria da qualidade da água, também compõem o paisagismo dos dois parques.

Nos tanques vegetados observa-se a presença de muitas aves que utilizam o espaço do projeto como parte integrante do seu habitat. A presença de vida selvagem é bom indicativo de que os jardins estão bem integrados ao ecossistema natural. Indica ainda que é possível uma união cada vez maior entre o meio urbano com o natural, por meio do investimento em soluções baseadas na natureza.

A expectativa é de que com o pleno funcionamento dos jardins, aliado ao aumento da cobertura do saneamento básico e fiscalização dos lançamentos de efluentes em redes de drenagem, seja possível conquistar a despoluição completa dos rios, riachos e lagoas de Sobral nos próximos anos.

O projeto foi idealizado pela Prefeitura de Sobral e detalhado pelo escritório Hidrobotânica Ambiental. A ação é desenvolvida por meio do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latica (CAF).