Durante o mês de agosto, foram concluídas as Oficinas Participativas para a elaboração do Primeiro Plano Local de Ação Climática de Sobral (PLAC) e a revisão do Primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, trabalhando na análise de riscos e vulnerabilidades, além das atuações dos membros participantes.
Os encontros buscaram integrar os membros do comitê deliberativo, composto por representantes do governo, da sociedade civil e do setor privado, com a finalidade de estabelecer as principais prioridades de atuação nos campos de saneamento ambiental, mobilidade urbana e espaços verdes.
O plano estabelece horizontes de curto, médio e longo prazo, com diretrizes fundamentadas em evidências científicas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e direcionadas ao planejamento urbano, com foco na elaboração de políticas públicas integradas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Assim, as ações consolidam um plano participativo, embasado na análise de riscos e vulnerabilidades, que potencializa os atores locais e incentiva a criação de soluções inovadoras para o desenvolvimento da nossa cidade e município.