Com o objetivo de mapear e conhecer de forma mais apropriada todos os pontos da cidade, a Prefeitura de Sobral e a Secretaria das Cidades, por meio da empresa Topocart, estão realizando, desde o último dia 21 de agosto, a atualização e expansão em campo da base cadastral dos imóveis, logradouros e equipamentos públicos e privados da cidade e dos distritos de Aracatiaçu, Jaibaras e Taperuaba. Após a conclusão da coleta de dados, o município poderá alocar, com uma melhor eficiência, a destinação dos recursos públicos e a realização do planejamento mais amplo de políticas públicas aos munícipes.

O cadastramento multifinalitário teve início nos bairros Centro, Derby e Campo dos Velhos. Em seguida, os profissionais irão percorrer os demais bairros da cidade e os distritos de Taperuaba, Aracatiaçu e Jaibaras. “É importante que a população colabore com a gestão fornecendo as informações que os profissionais irão pedir, pois trata-se de uma medida segura e que irá trazer inúmeros benefícios inclusive para o planejamento urbano de Sobral”, destacou a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima.

Os cadastradores realizam as visitas de segunda à sábado, das 8h às 18h. Os técnicos de campo estão identificados com crachás e coletes amarelos e em alguns casos poderão entrar nas residências para aplicar o questionário eletrônico do Boletim de Cadastro Imobiliário (BCI).

Infraestrutura das ruas

O cadastramento multifinalitário também irá fazer um inventário da infraestrutura dos logradouros, incluindo pavimentação, acessibilidade, rede de esgoto, coleta de lixo, lotes baldios e áreas verdes. Outro aspecto a ser levantado é sobre a iluminação pública: serão mapeados todos os postes de luz existentes no município, o que permitirá que a Prefeitura faça um planejamento sobre a manutenção e ampliação da rede.

Numeração Predial

A Prefeitura pretende ainda atualizar a numeração predial, de quadras e de identificação de logradouros existentes hoje.

Áreas de risco e ocupações irregulares

A ideia é inclusive delimitar as áreas de risco, que vão servir ao trabalho da Defesa Civil, e áreas de ocupação irregular, que vão orientar programas de regularização fundiária.