A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Arquipélago de Brincadeiras

Como parte da elaboração do plano Bairro Amigável à Primeira Infância (BAPI), as secretarias municipais participaram, na sexta-feira (11/11), de evento intersetorial voltado para o público infantil, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE), no bairro Sumaré.

A oficina Arquipélago de Brincadeiras aconteceu no Largo Rua Silva Nascimento (praça nova) e teve como objetivo a promoção de atividades, guiando brincadeiras que foram pensadas para ajudar na compreensão do mundo que rodeia crianças e cuidadores, envolvendo, assim, a população do bairro na elaboração do plano para fortalecer os vínculos locais com os espaços públicos.

A ação recebeu o título de arquipélago devido ao formato adotado, no qual cada secretaria desenvolveu uma ilha de brincadeiras, com dinâmicas que se assemelhavam com a aplicação prática de ações desenvolvidas por cada pasta. Na ilha da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), teve espaços para construção de desenhos e formas geométricas diferentes, feitas de papel para que fossem palpáveis para as crianças.

Já na ilha da Secretaria da Educação (SME), diversos livros didáticos ficaram disponíveis para a leitura, com livre acesso para crianças e seus cuidadores. O espaço construído pela Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran) foi composto por pinturas, bicicletas que poderiam ser usadas pelos pequenos, e guardas de trânsito realizando conscientização sobre as regras do trânsito e suas aplicações.

Enquanto isso, as secretarias da Cultura e Turismo (Secult) e Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) promoveram espaços de brincadeiras tradicionais como pula-corda e dança, priorizando a interação e o divertimento das crianças. No local, também foi realizada a plantação e distribuição de mudas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

O Arquipélago das Brincadeiras contou com a participação da Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), da Cultura e Turismo (Secult), da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), do Trânsito e Transportes (Setran), da Educação (SME) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

Facebook

YouTube