Nesta sexta-feira (23/09), a Coordenadoria do Planejamento Urbano da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) participou de reunião com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), para apresentação da metodologia do diagnóstico para o Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância (BAPIS), que deverá ser implementado no bairro Sumaré.
A reunião, que ocorre toda sexta-feira, trata etapa por etapa da concretização deste plano, que será mais uma iniciativa do município na empreitada de tornar os espaços públicos propícios para crianças em desenvolvimento, protegendo a integridade física e desenvolvendo a mente por meio de espaços dinâmicos, transformando a cidade em um lugar melhor para as crianças.
Sobral é uma das três cidades escolhidas para receber o Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância, juntamente com Teresina (PI) e Aracaju (SE). Os BAPIs surgem de uma parceria com a Urban95 e o Instituto de Arquitetos do Brasil, com a proposta de articulação entre o poder público e as organizações da sociedade civil, tendo como principal objeto as crianças e sua relação com o território onde habitam.
Dessa forma, o percurso metodológico foi subdividido em seis fases, que constituem etapas de planejamento e construção do plano, incluindo pesquisas bibliográficas e de campo, a articulação com os gestores e a realização de oficinas junto com as crianças e cuidadores, seguidas de análise de dados e elaboração de encaminhamentos para que possa ser feita, finalmente, a intervenção.