A Prefeitura de Sobral iniciará, no próximo mês de novembro, a construção de 5 cachorródromos em praças da cidade. O primeiro a receber o benefício será o Parque da Cidade. Os demais, com locais ainda a serem definidos, serão distribuídos em diferentes zonas do município onde tenha espaço físico suficiente e também haja maior fluxo de visitantes.

Os cachorródromos são áreas públicas, cercadas, com brinquedos para entretenimento e socialização de cães com outros animais e com seus tutores.

De acordo com Jorge Trindade, superintende da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), o objetivo é que, com a criação dos cachorródromos, o município possa ter espaços físicos exclusivos para cães. “Também queremos fomentar a prática de hábitos saudáveis dos animais de estimação, promover o bem-estar animal e proporcionar a interação entre cachorros e seus respectivos tutores com segurança”, destacou Trindade.

Cada cachorródromo contará com rampas, gangorras, argolas de passagem, casa multi entretenimento com tubos de passagens e rampas, além da cerca de proteção e local para saquinhos de recolhimento de fezes dos animais. A limpeza do local será realizada diariamente juntamente com a limpeza da praça em que o equipamento será instalado. A dedetização contra ectoparasitas deverá ser realizada pelo menos uma vez por mês a fim de evitar infestações.

No espaço delimitado como cachorródromo será permitido trânsito de animais sem guia. A restrição é que não sejam mordedores viciosos, perigosos a terceiros e a outros animais, no período do cio e/ou portadores de moléstias infectocontagiosas.