Na noite desta quarta-feira (15/01), ocorreu, no Centro de Convenções, o fórum de lançamento da revisão do Plano Diretor de Sobral (PDS), principal lei municipal que orienta o desenvolvimento da cidade.

O Plano contém as instruções de como deve ser o uso e a ocupação da cidade, e os tipos de atividades que podem ser realizadas nas diversas áreas urbanas. A existência dessa lei é obrigatória para todo município com mais de 20 mil habitantes.

Para a construção do diagnóstico, das diretrizes e propostas, a Prefeitura conta com a participação da população por meio das "oficinas de leitura comunitária", momentos que estão sendo realizados pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) inicialmente nos distritos.

"Um dos nossos objetivos para a revisão do Plano Diretor é chegar aos distritos. Neste mês de janeiro já fomos a 11 e tivemos uma receptividade maravilhosa, tanto em número, quanto em qualidade. As pessoas realmente querem ser ouvidas", disse a secretária da Seuma, Marília Ferreira Lima.

Sobre a revisão do Plano, Marília afirma que as oficinas chegarão também a sede do município. "Terão muitos momentos de discussão e esperamos que todos, cada um com o seu interesse, possam falar e que a gente consiga montar um plano que tenha a cara das pessoas  e que ele supere as expectativas que elas têm em relação a Sobral".

A revisão do Plano acontece sob supervisão da empresa GreenBrazil Arquitetura e Engenharia. Carolina Rocha, que acompanha o processo de perto, destacou o fato de a gestão municipal querer ouvir a opinião daqueles que moram longe da sede. "Nos chamou a atenção esse cuidado da Prefeitura de fazer com que nós fôssemos aos distritos para ouvir a população", disse.

A previsão de revisão do Plano é de sete meses. Depois de elaborado, o documento é enviado para votação na Câmara Municipal. Se aprovado, o documento tem vigência de 10 anos.