A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), iniciou a instalação de novas lixeiras urbanas na sede do município.  O coletor é inspirado em modelos adotados em países desenvolvidos e sua implantação faz parte da Política Municipal de Resíduos Sólidos.

As lixeiras, confeccionadas em ferro galvanizado, são fixadas nas calçadas em uma base de concreto. Além de design moderno, são resistentes para evitar vandalismo e também para suportar grande quantidade de resíduos.

“As lixeiras urbanas são importantes elementos para a consolidação da Política Municipal de Resíduos Sólidos. A presença delas na cidade garante melhor destinação do lixo e fomenta hábitos mais ecológicos, além de consciência cidadã”, destacou Úrsula Nóbrega, coordenadora de Projetos Paisagísticos da Seuma.

Os recursos para a aquisição das lixeiras são do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), viabilizado pelo empréstimo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O Prodesol prevê também investimentos em saneamento ambiental e recursos hídricos.